Quem somos

A Associação Comunitária Cultural Educacional e Agrícola do Vale do Curu - ACCEAVC é uma Pessoa Jurídica de direito privado, filantrópica, de caráter de assistência social de proteção básica, cultural, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, tendo como sede e foro em São Luís do Curu, Estado do Ceará, localizada à rua Hugo Rocha, 33 – Bairro Centro, São Luís do Curu, CEP 62665-000.

A Associação Comunitária Cultural Educacional e Agrícola do Vale do Curu tem as seguintes finalidades: Promover serviço de proteção e atendimento à família, tendo como prioridade a convivência e o fortalecimento de vínculo; Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços sócio assistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos; Apoiar as famílias que possuem dentre seus membros indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares; Promover gratuitamente assistência social da criança, adolescentes e sua família, tendo como prioridade a primeira infância, gestantes e crianças até 5 anos de idade, em vulnerabilidade social; Promover o desenvolvimento econômico, social, combate à pobreza e a degradação do meio ambiente; Promover programas através do teatro, música, danças, vídeo, esporte amador para integração social e familiar dos assistidos; Promover o desenvolvimento integral da criança, através da busca e construção de propostas efetivas de promoção da vida individual e coletiva; Despertar o desenvolvimento de solidariedade nos associados, através de trabalhos, estudos. Socializações, ações educativas e assistências social; Promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social.

A Associação Comunitária Cultural Educacional e Agrícola do Vale do Curu atende ao público que se encontra nos bairros próximos a organização e também nas comunidades, organizadas por polos ( I, II, III, IV), por meio das atividades, oficinas sócio educativas, aplicação das tecnologias sociais nas quais tem o propósito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, o protagonismo juvenil e comunitário.

Tudo começou no dia 30 de novembro de 1975, quando um grupo de lideranças rurais, acreditou que através de um trabalho associativo em conjunto, poderiam crescer e desenvolver as suas comunidades. já existiam alguns trabalhos, todavia, resolveram fundar a sua própria instituição que levou o nome de associação comunitária, cultural, educacional e agrícola do vale do Curu.

Hoje, a organização tem como principal parceiro o ChildFund Brasil. O ChildFund Brasil é fundamental no processo de formação, desenvolvimento social e intelectual das crianças, adolescentes, jovens e famílias assistidos.

É através do Convênio com o ChildFund Brasil que podemos manter toda a estrutura da organização, os funcionários, o desenvolvimento das tecnologias sociais e atividades socioeducacionais, que têm como objetivo a melhoria das condições sociais, educacionais e comunitárias dos que fazem parte da organização.

A organização vem desenvolvendo várias atividades tais como: oficinas de arte, mediação de leitura, cinema infantil e juvenil, contação de histórias, palestras educativas, capacitações e intercâmbios, atividades esportivas (futebol, Moya Thay e capoeira), eventos comunitários, festa de socialização, reuniões, oficina de estudo de avaliação e viabilidade, formações de educadores, aplicação das tecnologias sociais, oficinas de dança. Essas atividades são desenvolvidas de forma gratuita para o público, por meio do recurso recebido pelo ChildFund Brasil através do sistema de apadrinhamento das crianças.